RUBIÃO JUNIOR, o patrono


A história que vem a seguir é um complemento à memória que a cidade de Botucatu deve ter para com seu mais ilustre colaborador, Rubião Junior.

Publicada como separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 1974 (volume LXXI) vem assinada por José Rubião, e teve como objetivo recuperar sua biografia.

Quase sempre há um grande vazio em matéria de referências históricas sobre ele. São difíceis as fontes, e mais difícil encontrá-las. Mas não é o que vemos nessas dezenove (19) páginas, que alinhavam todos os aspectos de seu trabalho, quer como estadista, banqueiro, financista, político e chefe de família.

Conhecê-lo mais vai remeter a uma Botucatu das duas primeiras décadas do século XX, onde o biografado fez a diferença para a conquista nossa primeira Escola Complementar, que acabou sendo instalada como Escola Normal Primária, o atual EECA

Parceiro de Amando de Barros nas lides políticas, depois de sua morte recebeu as homenagens que Botucatu hoje lhe dedica: a principal praça (defronte à Catedral), as homenagens de honra dentro do EECA e o nome do antigo distrito de Capão bonito, mudado para Rubião Junior.

O texto traz ainda surpresas, para os que tenham olhar atento às coincidências que o destino apresenta aos homens. Esse é mais um motivo de propagar o conhecimento desse pequeno e excelente trabalho biográfico, a todos os botucatuenses.

Clique na imagem para acessar o pdf…