Hernâni Donato - Peabiru - Separata
da Revista Comentário - Outubro-Dezembro 1971
O Caminho Peabiru sempre foi o tema preferido do romancista e grande historiador Hernani Donato. Em palestras, escritos ou conversas informais, seu carinho pelo tema revelava essa preferência. Falava dele com paixão de adolescente.
Mesmo assim, ele empurrou até o fim da vida um projeto de percorrer e balizar o caminho outrora palmilhado por indígenas, bandeirantes e jesuítas, que se aventuravam pelo novo mundo, atravessando a Terra Brasilis de leste a oeste.
Infelizmente não conseguiu levar a termo seu projeto. Porém, foi deixando marcas sobre o tema, aqui e ali, ao longo de tantas décadas que trabalhou com a história brasileira.
Fui a um desses momentos, ainda na década de 1990, quando lançou seu livro “Sumé e o Peabiru”. Era uma pequena editora, uma tiragem pequena também, mas que já mostrava o tipo de abordagem que o romancista e historiador estava disposto a empreender. Esse livro, do qual restam poucos exemplares ainda em circulação, embora pequeno, foi suficiente para realimentar as gerações que vieram depois, curiosas com a misteriosa saga dos habitantes, e muitos aventureiros, que palmilharam nosso território em tempos imemoriais.
Trabalhando sempre, foi tocando insistentemente no tema, deixando em outras publicações, verdadeiros ensaios, preâmbulos, do que pretendia fazer. Eis aqui, então, para que isso fique fixado e não se perca, e todos conheçam, um outro texto sobre o tema, publicado em separata da Revista “Comentário”, revista trimestral publicada no Rio de Janeiro, com data de outubro-dezembro de 1971, oferecido por ele, com dedicatória ao médico, professor e historiador botucatuense Sebastião de Almeida Pinto.
Clique na imagem para acessar o pdf…