O ensaio que vem a seguir é
uma das peças mais importantes sobre a história de Botucatu; quer
pela sua precedência, quer pela sua abordagem com ênfase nos
critérios de análise acadêmicos.
Publicado como separata, originou-se da monografia sobre “o município e cidade de Botucatu, apresentada ao Xº Congresso Brasileiro de Geografia, em Belém do Pará, no ano de 1943.
Baseado em pesquisas nos arquivos do Colégio São Luiz (jesuíta) e do Arquivo do Estado, a autora, professora Eunice Almeida Pinto, recupera os detalhes da ocupação do território e estabelece pontos importantes a serem considerados quando se analisa o surgimento da cidade, concluindo com uma abordagem direta, fazendo “considerações sobre a origem da cidade de Botucatu”. Praticamente dá continuidade aos primeiros trabalhos do dr. João Nogueira Jaguaribe, buscando novos fundamentos para outras teses que passa a defender, nas quais revelou-se pioneira.
Dada a sua importância e à importância da autora como ativista das letras e história local, esse opúsculo não poderia continuar desaparecendo da memória dos que se interessam pela cidade.
A autora licenciou-se pelos departamentos de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e foi professora de história e geografia na antiga Escola Normal Oficial de Botucatu (atual EECA)
Clique na imagem para acessar o pdf…