O Desfile do Centenário - Fotos

Embora tenham existido outras comemorações referentes aos 100 anos de elevação da cidade de Botucatu à condição de Vila, em 1855, o desfile realizado na rua Amando de Barros, cem anos depois, 1955, foi seu ponto mais alto.

Naquele longínquo 14 de abril, além da Alvorada com a Banda Musical, e do hasteamento das bandeiras, realizado defronte à prefeitura (hoje prédio da Câmara Municipal), também se abriu a Exposição Filatélica comemorativa, um ato que foi realizado no período da tarde. Ainda pela manhã o prefeito municipal Emílio Peduti lançara a pedra fundamental do novo Mercado (o atual), fizera uma homenagem ao município inaugurando o Jardim do Centenário (depois engolido pelo prédio da antiga Caixa Econômica Estadual) e fixara uma placa em sua referência (que hoje desapareceu do lugar). Ainda teríamos um almoço para centenas de convidados, realizado no Ginásio de Esportes do BTC, além da cerimônia formal comemorativa, seguida do baile do centenário, no mesmo Ginásio do BTC. (ver Revista do Centenário, aqui mesmo nestas páginas)

Mas foi com o desfile do Centenário, feito por nossas escolas e instituições fabris ou sociais, que as comemorações conseguiram envolver as amplas camadas da população num regozijo raramente visto.

Essa série de fotografias reproduz esse momento, ainda inigualável em matéria de envolvimento cívico municipal. Corpo, alma e coração.

Clique na imagem para acessar o pdf…