Dr. Sebastião Almeida Pinto - Botucatuenses no Setor Sul - resistência paulista à invasão de seu território, em 1932, em fatos narrados por um dos milhares de voluntários, dr. Sebastião de Almeida Pinto.


Alguns livros continuam a desaparecer, aos poucos. Esse é o caso do excelente diário de batalha escrito pelo médico, professor e historiador de Botucatu Sebastião de Almeida Pinto. Alguns fatores contribuem para isso: a pequena tiragem, a não reimpressão, o fetiche em possuir a peça original, a rejeição em se trabalhar com xérox, a falha na cobrança da devolução dos livros de algumas bibliotecas públicas locais, o desconhecimento da importância de algumas pessoas e suas participações em fatos históricos tão importantes na vida local, estadual ou nacional. E as limpezas e seus descartes decorrentes. Enfim, o tempo vai encerrando suas vidas.

Mas eles não desaparecem. Aqui ou acolá, do fundo de alguma gaveta, eles voltam à cena diária da busca pela história de uma cidade ou povo.

Agora, ajudados pelas novas tecnologias, eis o livro do dr. Sebastião, digitalizado para que não se perca, e seja sempre lembrado e estudado pelas novas gerações. Um dos mais candentes dos relatos diários da resistência do povo paulista à invasão de seu território, no extremo sul do Estado. E, dentro dele, o protagonismo que tiveram os voluntários botucatuenses ao atenderem o chamado para alistamento nas fileiras paulistas.

É um relato único.


Clique na imagem para acessar o pdf…