José
João Cury
Jose João Cury graduou-se (bacharelado e licenciatura) em Línguas Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1955. Em 1959 foi aprovado em concurso de ingresso ao magistério secundário e normal do Estado de São Paulo e lecionou na rede pública durante 30 anos, tendo sido Professor no Instituto de Educação Cardoso de Almeida em Botucatu entre 1960 e 1967. Concluiu o Mestrado em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1977 com a dissertação "A Quantificação e a Análise dos Dados na Narrativa Teatral" (sob orientação de Décio Pignatari) e o doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes) em 1988 com a tese "O Teatro de Oswald de Andrade: a intertextualidade como procedimento estruturante." Desde 1973, foi professor titular de Teoria da Literatura na Universidade Presbiteriana Mackenzie e de Discurso e Estética Teatral na Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo se aposentado em 2008. Publicou um grande número de artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, capítulos de livros (além de 2 de sua inteira autoria) e orientou cerca de 20 dissertações de mestrado (veja mais detalhes em seu currículo na plataforma Lattes do CNPq). Recebeu, em 1967 o título de Professor Emérito do Instituto de Educação Cardoso de Almeida e em 1980 a Medalha dos 10 Anos, do Instituto Metodista de Ensino Superior. Atua na área de artes, com ênfase em discurso teatral. Em suas atividades profissionais interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em sua passagem pela IECA, teve uma participação fundamental na formação de muitos de seus alunos. Abaixo, o depoimento de um de seus ex-alunos do IECA. |
Professor
Cury: a marca do mestre na Botucatu dos
anos 60
Veludo
Amando
de Barros
Tenho uma convicção
que os heróis anônimos são os que empurram a humanidade
pra frente mais que as celebridades homenageadas pela
história e pela mídia. Confio na mãe zelosa empenhada em
orientar o filho em lições por anos a fio, no pai capaz
de levar a habilidade ancestral para um filho querido,
num mestre empenhado em entender a ânsia por aprendizado
de seus pupilos e fazer deles pessoas inteiras, felizes,
produtivas, etc. 12 de maio de 2010. |